quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Absurdos da repreensão

Estava eu a ver o que se passava no nosso mundo, quando oiço a bela notícia no Jornal da Noite da Sic: "Jovem comete homicídio a jovem da mesma idade na burranhanha". Mais um jovem infeliz, pensei eu; se não quando oiço um depoimento de um vizinho ou conhecido, (o que era mesmo era daquelas pessoas que gostam de falar para as maquinetas que os Srs trazem as costas para depois se reunirem todos com a familia para os verem a hora de jantar na t.v.):
-" Não se entende o porquê de o jovem ter feito isto, a mãe nem animais o deixava matar em casa!"

Ora aqui está mais um exemplo de mau acompanhamento pedagógico por parte dos encarregados de educação deste jovem, se trouxessem um jovem volta e meia para tirar assim umas lascas de lombo, ou tirar uma perninha... assim como quem alivia o stress num joguito de ténis ou de xadrês, nada disto teria acontecido.

Venho por este modo então pedir ao Ministério da Educação que faça mais uma reforma na educação e nos ATL das escolas, ter um corpinho de pelo menos 35 Kg nos páteos ou nos centros de ATL, não queremos que jovens se andam por aí a matar sem qualquer tipo de acompanhamento pedagógico. Eu próprio senti essa necessidade e fartei-me de estropiar insectos inocentes, ainda hoje tenho recaidas e lá mato uma melga ou arranco asas a uma mosca.

Obrigado

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Bute fumar uma ervilhita??

Estava eu a apreciar o panorama nacional televisivo se não quando me deparo com a já conhecida de todos série Morangos com Açúcar; nesse momento a cena que se me apresentava, constava de 3 jovens a experimentar fumar, até aí tudo bem visto que todos nós ou pelo menos a maioria passa por essa experiência. O que me transcende é o facto de num dos diálogos ouvir:

-" Isto sabe mal, mas devemo-nos habituar..."
-" Pois eu acho que é como as ervilhas, ao princípio também não gostava e agora até consigo comer!"

Ora bem; depois de termos um discurso destes é normal que na nossa sociedade haja pessoas que dêem pontapés aos filhos visto que quando eram crianças, o faziam aos bonecos e eles não se queixavam. Sendo eu de uma geração recente preocupa-me esta comparação, oiço frequentemente que se deve ter cuidado com a alimentação, fazer exercício, etc,
Sei que o tabaco é vegetal, mas qual foi a lógica do Sr. que se lembrou de o comparar com ervilhas? Nem toda a gente q come ervilhas fuma, nem o contrário, há no entanto pessoas que fazem as duas coisas, correram perigo de vida? Terei que começar a procurar nas embalagens “ comer ervilhas pode causar a morte”? não vá um gajo engasgar-se… ou deve-se cozer um macito de cigarros ao vapor?...

Haverá um lobby entre a Tabaqueira e a “ervilheira” ou será dos Transgénicos que já trazem nicotina nas ervilhas?

Parabéns ao belo guionismo português que a nossa televisão nos mostra.